Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2015


Deus vai usar você mesmo.

Eu não frequentei as melhores escolas do país e não me graduei com distinção.
Eu não sou fundador, CEO, inovador ou visionário de nenhuma corporação.
No meu assento não existem quadros, placas ou títulos.
Eu não administro nada além dos meus pertences pessoais. Eu não recebi nenhum doutorado honoris causa(com honra ao merito).
Não fui nomeado o mais  influente ou o mais atraente da turma, nem cotado o mais propenso ao sucesso.
Eu não sou uma estrela em ascenção em nemhum campo, companhia ou palco.
Eu não escrevi nemhum best-seller por New York Times e ninguém tem me citado ou reconhecido publicamente.
Eu não tenho qualquer carta endereçada a mim e nem posso cobrar muito($) por meu tempo.
Eu não discurso em nenhum evento importante, não dei palestras no TED e fui orador principal menos de uma vez.
Não há edifícios, ruas ou hospitais com o meu nome e meu histórico familiar não é de impressionar, não venho de uma linhagem de pessoas importantes.

E isso é bom. Sério, muito bom.
Por quê? Porque Deus não está nem um pouco interessado no meu currículo. Ele zomba de qualquer tentativa minha ou sua de provar nossos méritos. Nossos talentos não justificam nossa existência, a fama não nos dá direito a nemhuma grandeza. Deus não fica impressionado com nossa coleção de leitores, likes, retweets, amigos, contatos ou admiradores.

NÓS SOMOS ERVA
 O primeiro versículo que minha filha memorizou foi Isaías 40:8 "A erva murcha e caia a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre".  Parece esquisito, mas agora olhando para trás foi a melhor coisa que já aconteceu.

Deus vai usar nossa fraqueza e insignificâcia para Sua glória.

Precisamos nos lembrar frequentemente que somos como a erva - descartáveis, temporários, momentâneos e transitórios. Temos uma única vida para viver, e a sua utilidade depende não do nosso currículo ou do quanto nós sabemos.

A queda do homem mais sábio que já houve

Comparado a você ou a mim, o rei Salomão tinha tudo : sabedoria, riqueza, fama e poder. A Salomão foi dada uma sabedoria como a nenhum outro, antes ou depois dele(I Reis 3:12). Ele foi um poeta brilhante, um habilidoso compositor, um botânico genial e um biólogo de primeira. Ele foi um grandioso e bem sucedido rei. Salomão foi Da Vinci, Einstein, Back, Michael Jordan, Cesar Augusto(fundador do Império Romano) e Shakespeare concentrados em uma só super homem.

Ainda assim, Salomão se afastou de Deus (I Reis 11:4, 9-12). Ter toda a sabedoria do mundo não lhe garantiu fidelidade.

A sabedoria não o protegeu contra um desvio do coração. A sabedoria não garantiu obediência. Não me entenda mal, sabedoria é importante. Se nos falta sabedoria, devemos pedi-la a Deus(Tiago 1:5). Contudo, apenas sabedoria não é suficiente.

Não importa se você tem diplomas teológicos ou se cuidou de uma dúzia de filhos felizes e saudáveis ou desperdiçou seus recursos para alimentar os pobres e acabar com o tráfico. Deus não se impressiona com isso. Ser um líder criativo, inovador e altamente eficiente não é suficiente. Nós podemos fazer Jim Collins orgulhoso1, mas Deus boceja diante das nossas habilidades de liderança. Nós podemos ser mestres da arte da eficiência, gurus da produtividade.  Isso não nos faz maiores em nada aos olhos de Deus.



NOSSA LOUCURA: A GRANDEZA DE DEUS.

Nós precisamos lembrar que Deus usa a loucura.

Deus escolhe a menina mais magricela para iniciar um time de futebol. Deus escolhe o zelador que tropeça nas palavras para compartilhar o evangelho e salvar vidas. Deus usa a mãe sobrecarregada e descabelada para transformar seus filhos em gigantes espirituais. Deus comissiona o aposentado inválido para sustentar dezenas, até centenas, de missionários no campo. Deus chama o homem autista para dar a mais profunda demonstração de fé simples.

"Irmãos pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos, poucos eram de nobre nascimento.. Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para envergonhar os sábios, escolheu as coisas fracas deste mundo para envergonhar as fortes, Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, e as desprezadas, e as coisas que não são para reduzir a nada as que são."(I Coríntios 1:26-29)




Se seu currículo é minguado demais ou seu intelecto deficiente, se suas habilidades não impressionam ninguém não fique chateado por isso. Deus pode usar você, você mesmo. Deus quer usar aqueles que desviam o olhar de si mesmos para a plena suficiência Dele. Deus usa todos aqueles que se humilham a si mesmos diante da cruz, gloriando-se somente nele como sua força, sabedoria, justiça e satisfação. 

Deus usa pessoas ridículas pra seus propósitos gloriosos para mostrar seu grande poder.

Não fique ressentido por sua fraqueza, não lamente por suas deficiências. Alegre-se em Cristo que é todo-suficiente e sempre fiel. Aceite sua fraqueza para que o poder de Cristo repouse sobre você e revele a suprema grandeza de Deus.
Seja um cristão corajoso. Deus quer usar você em toda a sua multiforme fraqueza e insignificância para a Sua glória. Tudo bem em ser um zé-ninguém se em tudo o quê você faz você serve Àquele alguém.

1Jim Collins é um famoso escritor, palestrante e consultor de negócios especializado em crescimento de empresas na América.
Texto original em desiringgod.org
.